quinta-feira, 5 de julho de 2012

COMPRA-SE PACIÊNCIA

Há dias que me sinto muito frustrada. Ainda que a Katarina seja muito boazinha e quase nunca chore, ela passa por fases de manhas e chorinhos carentes.

Nas duas últimas semanas ela tem me feito chorar também. Basta eu sair do campo de visão dela e pronto: chorinho. Basta eu ela me ver quando está com o pai e pronto: chora. Quando tento colocar no chão para brincar ou na cama para dormir ela encolhe as pernas e começa a choramingar. Na hora de comer então eu até tenho frio na barriga. Reclama, reclama e reclama. Aliás, ela me confunde muito na hora de comer. Logo que iniciei a papinha, ela comeu tudo sem reclamar, toda gulosa e gracinha, mas nesses dias ela se distrai com qualquer barulho, consegue ouvir até uma asa de mosca caindo no chão do jardim do prédio vizinho. Qualquer coisa é motivo de distração e de virar a cara para a comida. Daí nunca sei se ela ainda quer comer ou se simplesmente está distraída demais. Abre a boca e come, depois vira, depois come, depois vira e assim ad infinitum.
Aqui eu aplico a seguinte metodologia: EU decido O QUE comer, mas ELA decide o QUANTO. Mas como ela não dá sinais tão claros, eu fico muito frustrada. Para as frutas não há problema, só com as papinhas de legumes mesmo.

Me sinto muito egoísta quando perco a paciência, afinal, eu decidi ter filho e sabia que eles demandariam atenção e consumiriam todo boa parte do tempo. Maaaaaas, eu adoraria comer sem ter azia depois, lavar os cabelos com calma, limpar a casa sem ter que carregar 10 kg no sling, ler um livro sem ter mãozinhas gordas tentando rasgar as páginas...enfim, coisas do dia a dia que aprecio tanto.

Não é sempre assim, claro e, talvez seja por isso mesmo que me sinto tão sem chão; não estou acostumada com esse novo comportamento dela, que espero, seja passageiro.

Daí que quando ela fica doida, eu pego no colo, beijo, embalo, canto, danço com ela e sou invadida por uma sensação tão gostosa que me arrependo por ter ficado tão nervosa antes. Me sinto egoísta, afinal, ela só quer ficar perto, quer atenção.

Secretamente eu sorrio quando ela prefere meu colo, minha presença.


Quando ela dorme tenho saudades e quero que ela acorde, quando ela acorda eu quero que ela durma. O irmão da Phoebe explica isso muito bem aqui.

Esse post aqui fala exatamente isso, sobre essa inconstância adolescente das mães, que mudam de humor assim como jogador de futebol muda de namorada.

Penso que quando ela falar vai ser mais fácil, que vai me explicar e assim vou poder resolver. Mas a maternidade não deve ser tão fácil assim, como li aqui e ali.

Se alguém tiver paciência sobrando eu compro, e pago bem!

12 comentários:

  1. Ninguém disse que seria fácil...criança demanda paciência...Paciência...e ela chora quando vc sai, é normal, é com vc que ela fica o dia todo, é vc que dá o mamá, é vc que pariu, nunca ouviu que depois que ter filho sua vida nunca mais seria a mesma? E nunca mais será...sua casa nunca mais vai ser organizadinha, vc nunca mais terá um tempo livre todo seu (só mto raramente), vc vai ter que tomar banhos de 3 minutos, fazer 6 coisas ao mesmo tempo, e por aí vai, mas pensa, pode sim ser cansativo, mas deve valer a pena, porque o tempo voa, e aí um dia ela vai sair e quem vai chorar vai ser vc, então cada minuto é precioso, até as manhas que ainda virão, ela ainda vai desafiar, responder, e mto mais, mas ela é sua, SUA, e se vc não tiver paciência quem mais terá? (tirando eu que sempre terei pra todo o sempre, claro), mas falando sério, aproveita tdo, até as birras pq quando vc ver ela vai estar enorme, super madura e totalmente independente de vc... é o curso natural da vida. então Paciência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo...vem aqui me dar uma mãozinha, maninha!!

      Excluir
  2. Yara, estou sempre te acompanhando e ver vc falar da Katarina acho ate que esta falando do meu anjinho . posso te dizer que isso passa, mas volta rsr... O Enzo estava nessa fase mas aos poucos fui aprendendo a entende-lo, hj ele ja ñ quer mais saber das frutas ( só se batida com a fórmula ). Temos q buscar paciência da onde nunca imaginamos que teria, mas a gente acha, principalmente se depois ganhamos aque pelo sorrisinho de poucos dentes. rsrs.. Calma amiga vc é uma ótima mãe, a prova disso é essa. criança tão. feliz que é a Katarina. Agora vou pois o meu acordou. rsrs... bjos saudades!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mayanne! Que saudades de vc!!!! Mas não vá dar morango mofado, laranja podre e goiaba das pequeninhas pro Enzo, hein???Hahahhaah! Lembra disso?

      Excluir
  3. Yara,
    Fique tranquila, essas fases vêm e vão. Sim, no plural, pq as fases acontecem sempre, com maior ou menor intensidade, elas vêm sim, mas voltam. Eu achei mto estranho quando a Laura começou com isso, aos 8 meses, escrevi um moooonte no meu blog sobre a mudança do comportamento dela, os choros intermináveis, os gritos, etc... eu acredito que tenha sido o salto de desenvolvimento, já leu sobre isso? acredito muito nos saltos, eles fazem todo sentido (para mim, pelo menos) e existem muitos livros que falam sobre este tema, muitos artigos na internet tbm (eu coloquei o link em um dos meus posts, mas agora não me lembro qual para te recomendar). O salto do desenvolvimento é quando o bebê atinge um marco novo na vida (a Katarina começou a comer papinha, por exemplo, saiu do leite exclusivo e começou a comer salgadinho, gosto novo), e, para todo salto (o lado físico), a pessoa encolhe, pega impulso para depois saltar, não é? Com os bebês é assim tbm, eles regridem um pouco, param de engatinhar (quando engatinham), param de falar, voltam a querer só a mãe, a chorar mto, o tempo todo (!!), a acordar de madrugada.... e depois, dão o famoso salto, que, normalmente, significa para eles a compreensão de que uma etapa foi iniciada (e, consequentemente, uma foi concluída).
    leia sobre isso, pode ser que te ajude.

    a mim, ajudou bastante.

    e eu sei que não ajuda nada, mas TE JURO: passa!!! pode demorar um pouquinho, mas passa, eu prometo!!!

    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. oi, Dani! Eu vi q ela tinha q ter passado por um desses saltos há 4 semanas atrás, talvez q ela só está assimilando agora, né?
    Confio na sua promessa, espero essa fase passar logo e já vou me preparando para outra!
    Bjoes

    ResponderExcluir
  5. Oi Yara, tudo bem?
    Eu queria saber se você é a mesma Yara que passou lá no blog esses dias, ou se é apenas uma coincidencia de outra Yara da Dinamarca! :D

    Olha, essa canseira eu passei por volta dos 7-8 meses quando a Bia estava na fase de ansiedade de separação. Na época eu viajei para o Brasil e lembro que nos primeiros dias lá, ela ia comigo ao banheiro, não desgrudava mesmo.

    Acabei de ver as fotos de sua Kata (parabéns pela lindura!) e só uma coisa passou pela minha cabeça: Saudade! Menina o tempo vai voar. Todo mundo dizia isso e hoje eu MORRO de saudade de ter um bebezinho cotoquinho aqui em casa. É uma fase incrível e se eu pudesse, passaria tudo de novo! :) Respire fundo nos momentos difícieis, procure sair de casa quando estressar, mas quando estiver tudo na santa paz, abrace, beije e curta cada segundo!

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Fui eu mesma!!!
    A Kata faz 7 meses domingo, acho q tá dentro desse calendário da loucura deles, né?
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi Yara,
    eu sempre lembro desse episódio com o irmao da Phoebe...a frase "I haven´t slept in four years" vem na minha cabeca com uma frequência incomum...por que será? ahahahah
    e esse negócio das fases é incrível! a gente reclama de uma e quando passa vê que sente falta! ser mae é muito loooooouco, mano! uma das coisas mais psicodélicas do mundo.
    beijos e adorei o seu blog. cheiro na kata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamine! Pior vai ser qndo eles crescerem e a gente nao dormir porq eles ainda nao voltara, né?
      Muito obrigada pela visita!
      Grande beijo

      Excluir
  8. aw espero que passe isso..deve dá peninha dela chorando..
    eu ja tenho medo de mimar de mais o meu bebê pq sou muito carente e grudenta hehe e sou muito sentimental ..nao quero que o bebê seja tao carente igual a mim..e eu amo criancas ..bebês entao *--* dá vontade de abracar eles pra sempre hehe acho que vou ser daquela que o bebê chorou to colocando no colo e mimando .rs espero ser forte rs
    coloquei teu blog nos favoritos do meu blog <3
    Parabens pela filhota linda! espero um dia desses ir na Dinamarca e poder aperta la tb hehehe
    bjuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danielle!
      Ah, eu sou como vc, super sentimental, nao deixo minha filha chorando nunca (exceto qndo to tao irritada, q preciso d uns minutinhos pra me recompor). Sou a maior Felícia, sempre esmagando a menina!
      Sim, venha nos visitar, ficaremos felizes!

      Excluir