sábado, 30 de junho de 2012

A IGNORÂNCIA ELETIVA

Gente, li esse post no Minha Mãe que Disse e tá frisadinho lá sobre a amamentação exclusiva até os 6 meses, tal como em qualquer lugar que fale de bebês. Óbvio? Para algumas pessoas não. To cansada de ver pela internet denúncias contra médicos que receitam leite condensado e Karo para bebês, gente que acha que se não desmamar logo a criança ela pode ficar muito dependente, enfim, uma bobagem maior que a outra. 

Daí que na mesmíssima internet onde você acha essas bobagens, você acha muita informação correta. E convenhamos, né, dá para desconfiar quando estiver escrito em algum lugar que é bom oferecer outras coisas que não leite materno ou fórmula, em casos extremos.

 Olhando numa página sobre amamentação no facebook, havia mães falando que o pediatra, sim o PEDIATRA receitou sucos para o bebê de 4 SEMANAS! Sabe por quê? PARA O BEBÊ SE ACOSTUMAR AOS NOVOS SABORES! Me joguei da janela 3 vezes. Daí, quando voltei, li que a mãe seguiu essa instrução do asno de jaleco! Me auto defenestrei de novo. JÉ-SUIS! Nem a Juliana Paes e a Luciana Giménez foram capazes de convencer essa mulher...

As letras estão pequenas no cartaz, mas diz ali: Até os 6 meses o bebê precisa de leite materno. Depois ofereça alimentos saudáveis e continue amamentando até os 2 anos ou mais.

E nesse artigo aqui*, o assunto da introdução de sólidos precoce vai mais além:

"Foods introduced too early can cause digestive troubles and increase the likelihood of allergies (particularly to those foods introduced). The baby´s immature digestive system allows large particles of food to be absorbed. If these particles reach bloodstream, the immune system mounts a response that leads to an allergic reaction. Six months is the typical age when solids should be introduced..."
Diz aí na minha tradução a introdução precoce de alimentos causa problemas e aumenta o risco de alergias, principalmente daqueles alimentos introduzidos. O sistema digestivo imaturo do bebê permite que partículas grandes do alimento sejam absorvidas. Se essas partículas chegarem à corrente sanguínea, o sistema imunológico responde de forma a causar uma reação alérgica. Seis meses é a idade típica quando os sólidos deveriam ser introduzidos.



Não existe nenhum adulto mamando até hoje, nem comendo papinha, nem chamando passarinho de piu piu e cachorro de au au. Eles crescem! Juro! Não há necessidade alguma de adiantar fases. Ainda mais quando elas certamente causam prejuízo ou dano à saúde do bebê! Vamos sofrer hoje o que poderíamos sofrer amanhã, minha gente! Só por precaução! E viva a ignorância por opção!

* Obrigada, Fernanda!

2 comentários:

  1. Fernanda Viscardi30 de junho de 2012 23:33

    de nada, Yara!!! procure também por baby led weaning ou BLW, quem dera eu tivesse começado assim com o Teo... inventei de seguir uma história de papa de cereais e deu MUITO errado. beijo!

    ResponderExcluir
  2. é cada loucura que se vê, as pessoas tem muita preguiça de se informar, acham que médico sabe tudo de tudo, por em dúvida qualquer informação é o mínimo, averiguar é sempre necessário...choquei migu! kkkk

    ResponderExcluir