quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Nasce uma pessoa consciente


NASCE UMA PESSOA MAIS CONSCIENTE
Sempre achei legal e importante cuidar do meio ambiente. Mas confesso que nunca fiz muito para colaborar. Até a Katarina nascer.
Quando morava no Brasil quase nunca comprava produtos orgânicos. Primeiro porque eram difíceis de achar, segundo que eram caríssimos. Lembro de ir a uma lojinha na Alameda Santos para comprar grãos e outros produtos orgânicos, mas nunca conseguia sair de lá pelo menos R$ 50 mais pobre e com menos produtos na sacola do que ir ao mercado comum.
Então quando me mudei para a Dinamarca fiquei feliz em ver a quantidade de mercados que SÓ vendem produtos ecologicamente corretos. E os preços não são mais altos que dos produtos comuns. Muitas vezes são até mais baratos, porque têm variedade maior de marcas. Aqui se valoriza muito o ecologicamente correto. Quase até o ponto de se tornar irritante, como esse boom de ateus nas redes sociais (nada contra, mas estão enchendo mais com fotos, textos e gags do que os crentes.(nada contra também)).


Minha concentração e foco não existem, eu sei. É que gosto de ficar falando falando falando...e uma coisa puxa a outra sabe, daí vai loooonge. 


Parei.


Continuando...
Quando vim morar com meu marido, todo o armário de limpeza era ecologicamente correto. O sabão sem cheiro que não fazia espuma me irritou. Eu tinha minhas manias. Era OMO para roupas coloridas,  Ariel para roupas brancas e amaciante cheirosinho. 
Eu achava legal ser corretinho, mas queria alguma coisa que lembrasse minha casa. Casa da minha mãe, na verdade. Onde é que eu ia encontrar Qboa?
Ela não usa mais Qboa desde1980, mas ainda fala!
Foi pura mania mesmo. Mania de querer as coisas do jeito que a minha mãe fazia. 
E veio minha filha. Tudo que penso é relacionado ao futuro dela. 
Māe
Pai
Comida
Casa
Planeta
Exagerei ali na marcação, ando assistindo muito DIscovery Channel. Mas tá quase ali, não tá?
Estou muito longe de ser uma ativista em prol do meio ambiente, mas estou ficando mais consciente. Tenho muuuuuuuito que fazer ainda, mas comecei devagar. Aqui é bem mais fácil ser ecologicamente correta. Muitos produtos, fáceis de encontrar e baratos. O incentivo é grande.
"The country N°1 in their list is Denmark which has spent plenty of money in renewables, is covered by a cap and trade system, has one of the most stringent emission targets, taxes cars 100% or more, and has globally one of the most constraining environmental regulatory framework."
O prédio já tem as caçambas separadas para plástico, vidro e pilhas. Comprei agora sabāo e amaciante mais ecológicos, acabei ontem com o último sabāo comum. E para garantir o cheirinho de roupa limpa que eu adoro, coloquei umas gotinhas de óleo essencial de lavanda no amaciante. Pronto!
Ainda nāo estou no nível elevado do uso das fraldas de pano, até porque a lavanderia é coletiva aqui no prédio, tem que marcar horário. Enquanto a Katarina ainda fizer muito cocô vazante fica complicado. E não tenho tanque no apartamento. E tô com preguiça! Me perdoem! Mas o meu absorvente descartável já é orgânico. Tenho até o coletor menstrual, Diva Cup, mas ainda não me adaptei ao uso dele. Desodorante orgânico com embalagem de vidro, e todos os produtos ecológicos da Katarina. Aboli o cheirinho de chuquinha da Johnson. Além de estar na lista de produtos cancerígenos, me encheu de bolinha! Comprei também um creme de rosto, feito de flor de sabugueiro e óleo de coco (não tem circunflexo, porque é uma paroxítona terminada em “o”! Esse blog também é cultura!). Um dos melhores hidratantes que já usei.

chupeta feita a partir de vegetais



Vou fazendo essas mudanças aos poucos, mas sem parar. É como diz a tartaruga.

3 comentários:

  1. Isso mesmo, let's save the world for the babies! hehehe, eu também estou buscando ser maps orgânica, has ainda não consegui abrir mão do omo e do confort, lá da sua 1a. foto, aqui no Brasil não temos muitas opções, e quando encontramos é o triplo do preço, ao invés de incentivarem o consumo barateando, mas enfim, this is Brasil,sil,sil!

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Mas vc pode usar aquela minha receita com fertilizantes para fazer a bomb...ops! Bicarbonato e vinagre, para fazer seus produtos de limpeza
    hahaha

    ResponderExcluir
  3. eu comecei a ter mais consciência ecológica tb qnd fui morar nos EUA... muitos produtos e 90% da comida tudo organico.
    agora q voltei pra cá, é uma tristeza, como vc disse, é mto dificil encontrar e qnd tem é absurdamente caro.

    ResponderExcluir