terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

MAIS SOBRE MATERNIDADE NA DINAMARCA


MAIS SOBRE MATERNIDADE NA DINAMARCA
Ontem falando com uma amiga, que é médica neonatal, não pude deixar de pensar mais um pouco sobre as diferenças no tratamento da mãe e do bebê no hospital no Brasil e na Dinamarca.
Logo depois que a Katarina fez os exames AO LADO DA MINHA CAMA, me entregaram toda sujinha ainda, só haviam passado uma toalhinha nela. Lá na hora nem pensei direito. Fui com ela para o quarto de recuperação e lá ficamos por 3 dias. No segundo dia de manhã perguntei para a enfermeira se poderia dar um banho nela.
-Claro! Lá na sala onde você troca a fralda mesmo.
Sim, nós mães e/ou pais/acompanhantes é que trocamos as fraldas, colocamos a roupinha, levamos o neném para o exame do pezinho. A enfermeira vem checar o tempo todo, mas nós fazemos tudo. Se estamos em condições, claro. Na sala de trocar fraldas havia 6 estações de troca, com fralda, creme, álcool, papéis e roupinhas do hospital. A água era da pia mesmo (aquecida). O corredor era um desfile de mães-patas (fralda!) e pais babōes com seus bebezicos.
Acabou que nāo me senti segura para dar banho na menina, só lavei os cabelinhos. Voltou sujinha para casa, onde tomou seu primeito banho, dado pela minha linda māe.
Aqui ela nem gostou muito, mas hoje em dia ela aaaama a hora do banho


Lá no hospital achei meio esquisito isso de nem dar banho. Mas agora agradeço que foi assim. É um momento especial esse, que nāo deveria ser “roubado” da māe. Salvo pela avó! Amei que o primeiro banho da minha filha foi dado pela minha māe. E ainda teve transmissāo ao vivo e a cores para minha irmā via Skype!

4 comentários:

  1. Yara, fora que aquela melequinha branca dos bebês não é sujeira e ajuda a evitar o ressecamento da pele tão fininha e frágil dos bebês. Aqui, logo que o bebê é arrancado da mãe ele é levado pra outra sala pro neonato realizar procedimentos e em seguida já dão um banho que retira toda essa proteção natural (que é feita por uma substancia bem familiar pra nós, baristas: caseína). Aqui, a praxe é a cesárea e não o parto normal... muito menos o natural. Aqui não se espera nem a 40a. semana... logo na 39a já tão marcando a data pra tirar o bebê.

    ResponderExcluir
  2. É, Joao, pior é que arrumam argumentos que convencem qualquer mae a fazer uma desnecesárea. A Katarina nasceu no tempo dela, se fosse no Brasil teria nascido 1 mes antes.

    ResponderExcluir
  3. eu vi o banho via skype, mas eu que queria ter dado, humpf

    ResponderExcluir
  4. to chegando, maninha! aí vc pode lavar minha macaquinha

    ResponderExcluir