terça-feira, 17 de julho de 2012

Professor Girafales e Chicó

Hoje inauguro uma tag que não gostaria. 

Quando tinha 8 anos fui acometida por um pânico de ir à escola. E por que causa, motivo, razão ou circunstância? Não sei, só sei que foi assim. Fiz ludoterapia por um tempo e deixei de ir à escola, tendo que refazer a 3a. série. A única coisa que sei é que a psicóloga disse para minha mãe que minhas brincadeiras sempre acabavam em tragédia. Lembro de ter colocado uma família de bonequinhas de pano dentro de uma caixa de tinha guache, dizendo ser o elevador. No final da brincadeira o elevador caiu no poço e todos morreram.

Aos 17 anos fui diagnosticada com depressão. E por que causa, motivo, razão ou circunstância? Não sei, só sei que foi assim. Fiz tratamento com o trio: psiquiatra, psicóloga e terapeuta. Foi um tratamento meio "alternativo", no qual me foi prescrito anti depressivo, além de muita conversa e um tal de psicotron, que era um choquinho (!!!) leve nas têmporas e música relaxante. O psiquiatra só me disse que eu tinha um quadro clássico de depressão.

Aos 22 anos tive crises terríveis de enxaqueca, que me levaram ao pronto socorro do São Camilo incontáveis vezes. E por que causa, motivo, razão ou circunstância? Não sei, só sei que foi assim. Mais anti depressivo, dessa vez para controlar as crises de enxaqueca.

Aos 27 anos, já morando na Dinamarca, fui procurar tratamento de novo, não me sentia feliz, aliás, tinha ímpetos de felicidade, por volta das 14 horas e depois caia num buraco. Daqueles dias que a gente nem consegue levantar da cama. E por que causa, motivo, razão ou circunstância? Não sei, só sei que foi assim. Demorei para procurar tratamento por achar que o que eu tinha era uma saudade imensa da minha família, dos meus amigos...enfim, de tudo aquilo que agora estava a 13 horas de avião. Fui diagnosticada com depressão (oh, que coisa!) e voltei a tomar remédio. 

Três meses após o início do tratamento fiquei grávida. Parei com o anti depressivo e aos poucos fui melhorando, afinal, tinha muuuuuuita coisa boa para pensar. 

Oito semanas após o parto, durante minha consulta, a médica perguntou sobre a depressão, e eu quis ser toda He-Man e disse que estava bem e não queria tomar nenhum remédio, por conta da amamentação.

Claro que depois do parto veio o tal do baby blues, ou pelo menos foi o que pensei. Mas não passou. 

Hoje, tive um daqueles dias de não conseguir sair da cama. E por que causa, motivo, razão ou circunstância? Não sei, só sei que foi assim. Mas tinha um toquinho de gente que queria mamar, queria brincar, que precisava ser trocada e tocada. Me forcei a fazer tudo num ritmo mais lento, até meu marido chegar, eu conseguir desabar um pouquinho e arranjar alguma coisa para fazer.

Há algum tempinho que aquela alegria das 14 horas me deixou e vou me arrastando para fazer as coisas. E por que causa, motivo, razão ou circunstância? Não sei, só sei que foi assim.

Sei que arrumar alguma coisa para fazer ajuda, sair ao sol ajuda (não é por acaso que o índice de suicídio é dos mais altos nos países nórdicos, falta sol, minha gente!), mas encontrar ânimo para me mexer às vezes parece impossível.

Depois de dar uma ajeitadinha na casa e tomar um café bem gostoso com uma caixa de biscoito de manteiga, resolvi organizar o guarda roupa da Katarina. Encontrei lá 4 daquelas cobertinhas de saída de hospital, sabe? Olhei para a cômoda branca e sem graça do Ikea e, inspirada por um DIY do Mamatraca e da Roberta (Piscar de Olhos), resolvi cobrir as gavetas com tecido. Isso me ocupou e me deixou feliz com o resultado. 

Assim acabou meu dia. Com um sorriso bem no final :)

Não reparem no adesivo cafona que ficou por baixo do tecido!

4 comentários:

  1. ficou lindo Yara parabens :)
    fica bem ! qualquer coisa estamos aqui ^^
    bjuu

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito lindo!
    O caminho é esse mesmo, já que não sabe da onde vem, ocupa com outras coisas. Espero que essa loira linda te dê muita força pra não precisar tomar remedinhos de novo e se recuperar só na base do amor e da alegria!!! Precisando, abe aquela janelinha de chat e descarrega!
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eh, mae do Lucca! Muito obrigada!
      um bjao no rosto e outro na barriga!

      Excluir