segunda-feira, 30 de julho de 2012

ADORO AQUELA MARRONZINHA

Lendo esse post hoje penso como as pessoas agem da mesma forma, mudando o alvo. Assim, ó, quando minha irmã e eu estávamos brincando no prédio, uma vizinha, criança também, disse ao meu pai: "nossa, adoro essa branquinha". Depois olhou para minha irmã e completou: "essa marronzinha também." 
Compreensível assim, que ela tenha sido um tanto hostil comigo por uns dias. Daí depois de tanto que insisti para ela me dizer o por quê veio a resposta: "porque você tem olhos verdes." E olha que meus olhos nem são daqueles verdes chamativos, não, ainda mais porque eu tenho pupilas do tamanho de rodas de caminhão!


E eu nunca fui muito elogiada pelas minhas características "alvejadas". Ganhei apelidos como macarrão sem molho, macarrão de hospital, cabeça de piu-piu, branquela azeda e outras variantes do tema. Até me perguntaram se eu era albina!
Aliás, um adendo aqui, por que sempre que alguém é branquelo tem que ser azedo? Que ódio que eu tenho disso!


Disse ali no início que o alvo muda. Porque no Brasil, dizer que alguém é loiro dos olhos azuis é sinônimo de beleza. "Ah, fulana é loira de olhos azuis!", mas ninguém usou nenhum adjetivo para enaltecer a beleza, basta dizer cabelos loiros e olhos azuis e pronto, tá implícito.


Aqui na Dinamarca acontece a mesma coisa, mas eles dizem: "Ah, fulana é morena com olhos castanhos!", já implícito que essa fulana é bonita. 


Lembro de duas colegas de trabalho daqui, que têm olhos castanhos e vivem falando como gostam dos olhos, porque são diferentes. Ou de quando uma moça morena entrou na cafeteria e meu colega ficou babando, falando sobre a "pele de brownie" dela. E a moça nem era bonita (na minha opinião)! Mas era diferente das dinamarquesas. 


Saiu do padrão, ficou exótico, é mais apreciado. Bom ou ruim, só sei que é assim. 


Há um tempinho minha mãe falou sobre o filho de uma amiga dela, que mora aqui na Dinamarca também, é morena e tem um filho moreno. Eis que o filho pergunta: " mãe, por que eu sou o único marrom aqui?". É normal que as crianças comecem a perceber as diferenças e acho saudável que os pais conversem sobre isso, mostrando que cada pessoa tem características únicas, e que isso não implica em ser mais bonito ou mais feio.


Há pouco tempo atrás fui à uma festa na casa da minha sogra. Trinta e sete pessoas na festa e somente 4 olhos que não era azuis. Dois meus e dois do Musse, o cachorro. Posso me sentir excluída? Hahahahaha! Ah, e nas minhas alucinações gravídicas, eu tinha CER-TE-ZA que minha filha ia ter preconceito contra mim, porque sou brasileira. De onde eu tirei isso? Oras, da nossa mania de achar que tudo que vem "de fora" é melhor. Veio de fora, é diferente, logo é mais valorizado. Feio feio feio isso, né?


Existe gente bonita e gente feia, isso só depende dos olhos de quem olha, correto?


Legal mesmo é o David Bowie!




PS: esse post tá meio bagunçado, mas é que escrevo e assisto ao filme da Branca de Neve ao mesmo tempo. Acho que a Kristen Stewart é atriz de um filme só...sempre as mesmas expressões, que chata!








2 comentários:

  1. tenho que mudar pra ai então pra eu fazer sucesso..hahaha, apesar que onde eu vou eu faço sucesso, mesmo sendo marronzinha =)

    ResponderExcluir
  2. Vc não faz IIIIIDÉIA do SUCESSO que eu sempre fiz em terras Scans, eu, a gorducha que não pegava nem gripe no Brasil, vi dois suecos lindos quase saindo no tapa por minha causa, era uma COISA hahah.
    Morei 3 meses em Lund e todos os dias tinha um bonitinho puxando assunto, a mulherada elogiava meus cabelos, olhos, a marquinha do bikine, a cor de brownie e lá eu não era GORDA, eu era "curve"! =D

    Beijocas

    PS: Quando eu tinha 5 anos eu disse que queria casar com o Bowie, foi ai que mamãe começou a se preocupar e se ligou que eu não era como as outras hahahahha.

    ResponderExcluir