terça-feira, 15 de maio de 2012

LINGUINHA DE COBRA

Há um tempinho atrás, uma amiga minha, que também é mãe super antenada (obrigada, Fernanda!), me escreveu falando sobre língua presa, porque ela tinha visto aqui que a linguinha da Katarina era parecida com a de uma criança de um artigo que ela havia lido. Ela me mandou esse link aqui e desde então pesquisei sobre o assunto loucamente.

Falei com a enfermeira e ela me indicou um médico. Disse que isso poderia mesmo ter prejudicado a amamentação e o quanto antes resolver, melhor.

Acabei de voltar da consulta e sim, Katarina vai ter que cortar aquele freio debaixo da língua. E como ela já é grandinha e muito consciente do que acontece ao redor dela, o médico acha que é melhor fazer uso da  anestesia, para garantir que ela não se mexa  e o corte seja rápido e preciso. Ainda que ela fique inconsciente por cerca de 1 minuto, é considerada anestesia geral. Segundo o médico, é um corte simples feito com uma tesoura e, normalmente, não há sangramento e a cicatrização é muito rápida.

Os benefícios da cirurgia são a curto e longo prazo. Curto por conta da amamentação, ainda que ela já seja grande e talvez seja tarde demais para ela voltar ao peito, vale a pena tentar (ainda que ela tenha dentes. Sim! Há 2 dentinhos apontando na minha gengivinha!). Longo prazo por conta de uma dentição e mastigação mais saudáveis além da fala correta.

Aparentemente esse é um problema muito comum, que muitas vezes não é corrigido por pura falta de informação mesmo. Eu mesma achava que aquela linguinha de cobra divididinha e quadradinha na ponta era só mais um charme da minha filha, mas não era, né.

Enfim, o procedimento foi marcado para dia 04 de junho e até lá vamos enchendo linguiça com mais bobagens, tipo minhas costuras e bordados mal feitos!
Olha aí a linguinha dividida e os 2 dentinhos embaixo!



9 comentários:

  1. a língua dela é igual a minha, mas ainda bem que eu não falo com a língua presa já que ninguém cortou minha línguinha de cobra e eu não mamei mais de 15 dias anyway =(

    ResponderExcluir
  2. Que Deus abençoe esta cirurgia.
    Tenho dois filhos e sei que não é fácil saber que vai se mexer neles.
    Abraços,
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Yara, só de ver a boquinha dela, já amoleço... Acho que nestes momentos, por mais simples que sejam, são muito difíceis para a mãe. Força e boa sorte, bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, bonitona! Muito obrigada! Aliás, recomendo seu blog para todo mundo, sua história me enche de sentimentos bons!

      Excluir
  4. Amiga, vai dar tudo certo! Um cortinho na lingua vai ser moleza para a Super Kata!!! Boa sorte e um beijo enorme para vcs!!!

    ResponderExcluir
  5. obrigada, Tata! Vai ser bom soltar ainda mais a língua dessa tagarela!

    ResponderExcluir
  6. e não é que era isso mesmo? :)
    estou torcendo por vocês duas!
    já viu este aqui? http://www.drmomma.org/2010/08/breastfeeding-latch-trick.html
    não sei se funciona pra qualquer idade, mas vai que!
    beijocas, suas lindas!

    ResponderExcluir